top of page

Existem vários perfis de clientes, mas será que todos são bons para o seu negócio?

  • Creative Coffee
  • 6 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Quando abrimos um negócio temos várias expectativas e visões do que precisamos para mantermos a roda girando e crescendo com um único propósito: clientes. Planejamos todo o nosso processo, estudamos mercado, esquematizamos atendimento, preço, política de venda, site, logo e tudo mais que precisa para montarmos nossa marca e mantê-la atrativa para nossos compradores. Mas será que todo o cliente é bom para o nosso negócio?



Para falar com o público certo, você precisa traçar o perfil do seu cliente com pontos em comum que são necessários para a oferta do seu trabalho ou produto, mas existem nuances entre essas características que diferencia um cliente do outro. Você terá o cliente que vai chorar preço mas no final entende o valor do seu trabalho e paga, outros pedirão facilidade de pagamento (que é interessante você ter na sua política de venda, nem todos vão poder te pagar à vista e perder oportunidades de faturamento por isso não é saudável para seu negócio). Tem também os que vão te pedir desconto e facilidade no pagamento, mas aqui também vale o que você pode fazer tanto pelo seu negócio como pelo seu cliente. Mas tem um em especial que é aquele que vai chorar preço, pedir desconto, não vai te pagar na data combinada (se pagar) e ainda vai querer além do que contratou ou comprou e é desse cara que eu quero falar. Será que vale a pena ter esse tipo de cliente? Ele traz o faturamento que a sua empresa precisa para se manter ativa? Será que é problemático você “demitir” esse cliente?



Vamos chamá-lo de Cliente Dor de Cabeça, que entrou em contato com você e já tem vários poréns sobre o que você faz ou sobre o seu produto, querendo colocar a forma dele sobre a sua oferta, praticamente se posicionando como seu sócio ou até mesmo patrão, colocando até o preço dele sobre o que você vende. Será que esse Cliente Dor de Cabeça é o que precisamos para começar ou manter nossa empresa aberta e as contas pagas? Ele enxerga o valor do seu trabalho ou produto, que é exatamente o que ele precisa, mas por algum motivo, não quer pagar o seu preço, nem negociar, impondo as condições dele sobre sua oferta. Você pode aceitar ou não, mas saiba que corre o risco do Cliente Dor de Cabeça te pedir alguma coisa de graça e ainda por cima não te pagar ou quitar quando ele achar que deve e não na data combinada (geralmente ele também impõem a data de pagamento que não é a melhor para você). Aqui, acredito que cabe você tem três opções: tentar negociar ou aceitar ou simplesmente agradecer pelo contato. Mas o mais importante nessa situação é acreditar que você pode ter outros clientes que vão entender muito bem a sua oferta e perceber as vantagens que oferece e acabam ficando com sua empresa mais tempo do que você pode imaginar.


Então cabe a nós empreendedores sabermos qual a melhor maneira de lidar com o Cliente Dor de Cabeça, mas lembrando que a saúde da nossa empresa depende do faturamento que os clientes geram para você. Então, faça sua análise sobre o Cliente Dor de Cabeça a veja se vale a pena para sua empresa atendê-lo.


selo creative coffee
creative coffee

Comentários


bottom of page