História da Arte e Seus Períodos
- Amanda Garcia Vieira
- 20 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A História da Arte estuda as manifestações artísticas produzidas pelo homem, acompanhando todo o seu desenvolvimento, com o objetivo de entender sobre a história da humanidade, abordando vários povos e o seu convívio em sociedade, com suas influências e representações artísticas.
Os egípcios, com suas formas singulares de representar o perfil humano e os gregos-romanos com as suas esculturas em pedra com uma precisão formal e anatômica do homem.
Arte na pré-história
Arte na antiguidade
Arte na idade média
Arte na idade moderna
Arte na idade contemporânea
Arte no século XX

A Arte na Pré-história se compõem de #pinturas #rupestres e #esculturas #primitivas encontradas em sítios arqueológicos localizados em todos os continentes. São consideradas as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico.
Já a Arte na Antiguidade, temos expressões artísticas dos povos #gregos, #romanos, #hindus, #africanos, #chineses, #egípcios e #mesopotâmicos. Os egípcios, com suas formas singulares de representar o perfil humano e os gregos-romanos com as suas esculturas em pedra com uma precisão formal e anatômica do homem.
Na Arte da Idade média, os povos #muçulmanos com suas tapeçarias persas, os #cristãos e #germânicos com suas #catedrais e #pinturas #góticas (representadas também em vitrais que adornavam essas catedrais desse período), passando pela #pintura #bizantina e pelas #mesquitas #islâmicas, constituem esse período rico da História da Arte.

Quando chegamos no período da Arte na Idade Moderna, nos deparamos com os #renascentistas, seguidos pelo #Rococó e #Barroco, que abriram espaço, na Idade Contemporânea, para o #Impressionismo, #Romantismo, #Realismo e #Neoclassicismo.
E por fim, a arte do século XX, com o #Surrealismo, #Dadaísmo, #Cubismo e #Expressionismo, com grandes nomes como Picasso e Salvador Dali. Nas próximos posts falaremos de cada um dos períodos da História da Arte e seus principais representantes. Fique ligado!





Comentários