Período Neolítico – Pedra Polida
- Amanda Garcia Vieira
- 27 de set. de 2018
- 2 min de leitura
O período Neolítico se inicia após o fim do período Paleolítico, com a evolução da humanidade como sociedade e artesã. O homem deixa de ser nômade e se transforma em um grupo mais organizado e estável, fixando moradia e construindo suas casas.
Acontece a lapidação de pedras para armamento e instrumentação para trabalhos artesanais, como agricultura e a domesticação de animais, assim como o aumento acelerado da população e seu desenvolvimento, constituindo as famílias. Nesse instante, surge as primeiras instituições. Estes fatos contribuíram para o que chamamos de Revolução #Neolítica.
São retratados coisas cotidianas como as atividades coletivas, trazendo a necessidade de criar traçados que mostrem movimento, usando-se poucas cores, deixando os desenhos mais leves e ágeis.

Exemplo de um nurague
O homem agora é um camponês vivendo um estilo de vida mais simplificado e geométrico, muito diferente do naturalista da era anterior, residindo em suas próprias casas conhecidas como nuragues. Isso também influencia nas representações gráficas, que antes ilustravam animais e objetos que o homem nômade costumava encontrar durante sua jornada pela sobrevivência.
Temos sinais e figuras que mais dão a ideia do que esses seres são, ao contrário das representações encontradas em cavernas. Agora são retratados coisas cotidianas como as atividades coletivas trazendo a necessidade de criar traçados que mostrem movimento, usando-se poucas cores, deixando os desenhos mais leves e ágeis.
Com o passar do tempo, essas figuras se reduziram a traços e linhas simples, dando origem ao primeiro tipo de escrita, conhecida como pictográfica, utilizada para representar seres e idéias pelo desenho. Uma boa análise da #arte neolítica também pode ser feita nas ânforas, que são vasos de cerâmica, que revelam uma preocupação com a beleza do objeto além da sua utilidade.

Escrita Pictográfica

Ânforas Neolíticas
Se introduz o uso do metal nos trabalhos com as técnicas de fôrma de barro e de cerâmica perdida. Com isso, foi possível para os artistas do período #Neolítico, criar estátuas de metal, ricas em detalhes, que representavam guerreiros e mulheres, que servem como documentos que ilustram muito bem o tipo de vestimento dessa época.
E algo interessante acontece nesse período, as construções dos domens, que consistem em duas ou mais pedras grandes fixadas verticalmente no solo como as do santuário de Stonehenge, localizado na Inglaterra e que até o momento ninguém conseguiu decifrar o seu significado.

Stonehege
É com esses fatos e descobertas que o período Neolítico marca o fim da era pré-histórica, dando passagem para a continuidade da evolução da humanidade e sua #arte. E se você gostou desse artigo, fique ligado no nosso blog que terá muito mais.





Comentários